Iniciativa “Eu Cuido do Meu Destino” mobiliza turistas e moradores do Rio para promover o turismo sustentável e consciente.

Agenda

Ações de melhoria na cidade serão realizadas com o engajamento da população, através de uma parceria entre a Cisco, o Comitê Rio 2016 e o PNUMA  

 

Rio de Janeiro, 28 de junho de 2016 – A Cisco, o Abraça Sustentabilidade Rio 2016 e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estão lançando o programa “Eu Cuido do Meu Destino”. A iniciativa convida moradores, visitantes e turistas a fazer parte das melhorias realizadas no Rio de Janeiro, que promovam o convívio social, o fomento da economia local e o turismo sustentável, criando oportunidade para o público vivenciar a cidade de uma maneira diferente.

Screen Shot 2016-07-06 at 1.52.40 PM

O programa contempla três projetos de intervenção urbana na região do Porto Maravilha: a confecção de um palco na Praça dos Estivadores, para ser utilizado por artistas locais; a criação de um roteiro turístico autêntico no Morro da Conceição, mapeado por alunos de três escolas da região; e a revitalização da escadaria da Conceição com a aplicação de arte em mosaicos.

O engajamento começará no ambiente virtual, através do aplicativo “Eu Cuido, e se multiplicará por meio de oficinas presenciais e eventos, em que a população participará ativamente da transformação destes espaços públicos.

Valendo-se da tecnologia para estimular a participação social e a adoção de atividades turísticas que incentivem o desenvolvimento local e respeitem o meio ambiente e a cultura, o aplicativo trará detalhes sobre o andamento dos projetos, local de realização e como se engajar. O “Eu Cuido” é focado na região do Porto Maravilha, área que já conta com outros projetos de inovação urbana e social da Cisco e passa por um profundo processo de revitalização impulsionado pelos Jogos Rio 2016.

Os interessados já podem fazer o download do aplicativo “Eu Cuido”  gratuitamente para Android e iOS  e conhecer os detalhes do projeto no site http://www.passaporteverde.org.br/.

Para marcar o lançamento das ações, será realizado no dia 10 de julho o primeiro evento “Eu Cuido” na Praça dos Estivadores, , com a entrega do palco e um show da banda Afoxé Filhos de Gandhi. No dia 14 de agosto, será o lançamento do roteiro turístico no Morro da Conceição idealizado pelos alunos das escolas da região: Padre Francisco da Mota, Paraiso Infantil, Vicente Líneo Cardoso; e no dia 11 de setembro, acontecerá a entrega da escadaria da Conceição revitalizada com arte em mosaicos.

As ações serão realizadas em parceria com representantes das comunidades do entorno do Morro da Conceição, como escolas, atelier de artes, historiadores, artistas locais, além da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) e Firjan.

 da Redação ECOERA

Tags: , , .

SHARE