Cidadania: conheça a plataforma Give Something Back to Berlin

Decoração

Para alcançar um nível de desenvolvimento sustentável aceitável, é preciso considerar três pilares: o social, o ambiental e o econômico, certo? Certo, isso você já sabe.

Agora há um movimento em expansão nas grandes cidades, em que o primeiro ponto, o “social”, tem ganhado cada vez mais ações práticas. Batizada pleonasticamente de “sustentabilidade social”, essas iniciativas não deixam de lado os outros dois pontos, mas basicamente promovem atividades culturais, de educação, saúde ou qualidade de vida urbana voltadas para a comunidade local.

Em São Paulo, tem o projeto Laboratório da Cidade, que foi criado para unir arte, sustentabilidade e urbanismo. E, em Berlim, tem o Give Something Back to Berlin.

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

A plataforma promove integração urbana estimulando jovens novos moradores da capital alemã a participarem, como voluntários, de projetos sociais e criativos.

O projeto foi iniciado em 2012 após um post no Facebook que comentava as tensões que apareceram na cidade nos últimos anos devido ao fluxo crescente de estrangeiros e à cena das start ups – o choque entre “novos” e “antigos” berlinenses fez surgir slogans como “hipsters não são bem-vindos” etc..

Em junho de 2013, a plataforma foi lançada oficialmente pelos suecos Annamaria Olsson e Anders Ivarsson com o objetivo de promover uma mudança social positiva e minimizar reações hostis. A GSBTB trabalha para conectar esses dois grupos e fazê-los agir juntos. De um lado, as organizações anunciam o que estão procurando; do outro, “novos berlinenses” das mais diversas nacionalidades oferecem serviços.

No primeiro ano, foram divulgados 50 projetos que tiveram, em média, oito candidatos por vaga, num total de 400 inscritos. Os temas abordados são: idioma, gastronomia, tecnologia, música e arte.

givebackhorta

Trabalho voluntário em grupo de jardinagem para crianças é uma das atividades propostas pela plataforma GSBTB (foto: facebook GSBTB/reprodução)

A iniciativa ganhou três prêmios até o momento o “Montag Stiftung Neue Nachbarschaft”, o “Social Impact Lab Social Innovation Stipendium” e o “The Diversity Advantage Challenge Award”, do Conselho Europeu.

Leia mais (em inglês e alemão): givesomethingbacktoberlin.com

por Maíra Goldschmidt, de Berlim

Tags: , , , , , , .

SHARE